Olá pessoal, Fernando aqui, beleza?
Para quem está começando a programar um torno CNC, ou se quer iniciar na carreira, o melhor a se fazer é praticar programação fazendo apenas
o ponto a ponto do acabamento da peça. É mais fácil para se entender e praticar.
o ponto a ponto do acabamento da peça. É mais fácil para se entender e praticar.
Vimos no post anterior como funciona o sistema de coordenadas de um comando para programar um CNC.
Caso não tenha visto, clique aqui.
Agora, vamos ver como funciona na prática a usinagem com um modelo de peça.
Hoje vou falar pela primeira vez sobre os Eixos da máquina. Todo comando para programação de CNC tem seus eixos, que são os movimentos que a máquina faz para usinar a peça. Hoje em dia existem máquinas CNC com até 11 eixos. Eu nunca vi uma máquina assim pessoalmente, mas com certeza, falar sobre isso será um ótimo post.
Nós iremos trabalhar com 2 eixos por enquanto: o X e o Z.
Eu poderia falar que o eixo X é o eixo transversal e o eixo Z é o eixo longitudinal, mas eu prefiro dizer que o X usina o diâmetro e o Z usina o comprimento. Mais fácil de guardar, não acha?
Para entendermos melhor como funcionam os eixos, vamos ver esse exemplo:
Imaginem que precisamos fazer o acabamento nessa peça. Temos que programar passo a passo e conseguimos fazer isso em 6 passos.
Eu coloquei de 1 a 6 em cada posição de X+, X-, Z+ e Z-, mas na programação, podemos usar números maiores, dependendo do tamanho da máquina.
Não podemos nos esquecer de que o ponto zero da peça fica na face dela, no começo. Isso que dizer que o ponto zero fica no começo da peça, e tudo que formos usinar nela no eixo Z será negativo. É muito mais fácil de calcular, evita tantos cálculos e erros.
Agora, veja abaixo como fica a programação dessa peça ponto a ponto:
Note como funcionam os eixos. Em linha reta, independente se em X ou Z, um deles se mantem fixo na posição e o outro se move. Somente no ponto 5 da segunda imagem, eles se movem juntos, pois o ponto a ser usinado está em uma posição angular.
Fácil? Difícil? Colocarei outro post com mais exemplos em breve.
Valeu, abraço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário