segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

9 PASSOS SIMPLES PARA DEFINIR O ZERO PEÇA EM UM TORNO CNC: CÓDIGO G54

Olá pessoal, Fernando aqui, tudo beleza?
Se você acompanha o blog Tutor CNC, ou se trabalha em uma empresa de usinagem que possui tornos CNC, já deve ter se perguntado: Como a máquina sabe onde está a peça
que será usinada?
É bem simples, muito simples para dizer a verdade. Isso vale para todo tipo de torno CNC. Claro que muda de comando para comando, mas a ideia é exatamente a mesma para todos.
Toda máquina CNC tem um ponto invisível de referência. Cada máquina tem o seu, é o que chamamos de ZERO MÁQUINA.
Quando falamos que o ponto zero fica na face da peça que vamos usinar, isso quer dizer que definimos esse zero antes da usinagem. Esse ponto zero é chamado de ZERO PEÇA.
O código G54 é o que define o zero peça.
Nos comandos de CNC existe o MDI, que é onde você faz programas rápidos, para usinar peças manualmente, chamar ferramentas e zerar a peça.
 Vamos ao passo a passo.
 Primeiro: Abra  tela do MDI;
Segundo: Digite o código de uma ferramenta zerada, como dizemos, ‘’PRESSETADA’’. Por exemplo T0101;
Terceiro: Prenda uma peça bruta que você vai usinar na placa;
Quarto: No programa do MDI, coloque uma rotação de mil e duzentas rotações por minuto. O código para isso é esse: S1200 M3 (para torre traseira) ou M4; (para torre frontal).
Quinto: Selecionar a opção de usinagem manual. Essa função muda de máquina para máquina.
Sexto: Com a ajuda da manivela, vá mudando os eixos X e Z e aproxime a ferramenta da face da peça e usine o mínimo possível a face da peça.
Sétimo: Tire a ferramenta da face da peça movendo-a apenas no eixo X.
Oitavo: Desligue a rotação da máquina;
Nono: Aperte o botão ‘’OFFSET SETTING’’. Escolha entre G54 a G59 para ser seu zero peça, selecione Z, digite ‘’0’’ e escolha a opção ‘’MEDIR’’.
Pronto, seu zero peça está definido.
 Dica extra: se você não pode usinar a face da peça (nesse caso, normalmente a peça já está vindo pronta para você de outro processo de fabricação e não há material na face que possa ser usinado) faça o seguinte: pegue um pedaço de papel e aproxime a ponta da ferramenta da face da peça. Movimente o pedaço de papel sem parar na face da peça (com a placa parada, sem rotação, pelamor hein) e na velocidade mínima da manivela, vá aproximando a ferramenta pelo eixo Z. O pedaço de papel precisa estar na direção da ponta da ferramenta). Quando sentir que a ferramenta prendeu o papel, pare de girar a manivela e pode começar o processo de zero peça da máquina no Nono passo desse post. Esse processo garante que a ponta da ferramenta esteja alinhada com a face da peça, o que irá garantir o zero peça correto sem estragar nem a pastilha que estiver na ferramenta nem a peça.


Claro que em máquinas mais modernas existe a opção automática para esse processo todo. Cada uma com seu jeito, normalmente, detalhado em seu manual. O modo que expliquei aqui é a base para todas as máquinas e comandos. Se souber esse processo, saberá realizar o zero peça em toda máquina CNC.
Você também pode colocar o zero peça no fundo da peça, mas eu acho mais complicado para programar depois, então, vamos deixar como está, ok?
Você faz de um jeito diferente? Deixe nos comentários a explicação de como você faz.
Valeu, abraço





Nenhum comentário:

Postar um comentário