Fala pessoal, Fernando aqui, beleza?
Todo Torno CNC tem um limite de diâmetro e de comprimento para usinar as peças que são programadas nela. Você pode até digitar certas medidas no programa, mas na hora da máquina realizar os movimentos
, ela vai parar no meio do caminho, pois seu espaço físico não permite que vá além disso. Ou é isso ou a ferramenta é grande demais para chegar até a posição necessária para usinar.
, ela vai parar no meio do caminho, pois seu espaço físico não permite que vá além disso. Ou é isso ou a ferramenta é grande demais para chegar até a posição necessária para usinar.
Pois nessa postagem, vou mostrar como ganhar alguns milímetros a mais na hora de usinar, na verdade, pelo menos 30 mm.
Vamos tomar por base uma máquina que pode chegar a usinar uma peça de no máximo 280 mm de diâmetro.
E se eu disser que podemos aumentar esse alcance da máquina utilizando uma ferramenta que você tem de sobra em seu armário?
Vai parecer bobagem, mas me lembro de um programador com 20 anos de experiência que não sabia dessa dica, então, preste muita atenção no que vou te dizer: para aumentar o limite de usinagem de sua máquina, basta você usar uma ferramenta interna para usinar.
Loucura não?
Mas é uma lógica simples: dependendo do tamanho dela, pode aumentar esse alcance em 30, 35 mm. Pode não parecer muito para alguns, mas em usinagem, isso é muita coisa.
Não concorda? Mate uma peça em 35 mm para você ver se o seu encarregado não vai te dar uma erguida.
Mas não pode ser qualquer ferramenta, ela precisa ter uma haste mais grossa, a maior que couber em seu suporte, pois isso evita que a ferramenta vibre. E não importa se a ferramenta é esquerda ou direita, basta coloca-la na posição de corte (mesmo que invertida) correta, com a rotação da placa na direção certa e não terá problemas.
Gostou da ideia? Conhece outras formas não convencionais para usinar uma peça? Deixe um comentário.
Valeu, abraço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário